topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Religiosos » Senhora do Monte no Madeira Park

Senhora do Monte no Madeira Park

Texto e fotos: 
Carlos Morgadinho

 

Poster

Neste último fim-de-semana (18 e 19 de Agosto) o Madeira Park, localizado no 24120 na Via 48, na localidade de Georgina, ao norte de Toronto, esteve, mais uma vez, devidamente engalanado para as celebrações da padroeira da Ilha da Madeira, a Nossa Senhora do Monte.

O time das "Malassadas"

Esta festividade tradicional, que foca o aparecimento da Mãe de Jesus, a Virgem Maria, há cerca de 4 séculos atrás, num monte daquela ilha, uma Nossa Senhora de pequena estatura, razão pela qual a imagem daquela venerada Santa é de pequenas dimensões.

A "Romagem" percorreu o parque....

É nesta religiosidade que une o povo da Ilha da Madeira, esteja onde estiver, tem forçosamente que celebrar a sua padroeira.

Romagem de ofertas

O certo é que naquela propriedade que foi comprada no ano de 1963 por apenas (nesse tempo...) quatro mil e quinhentos dólares tendo 233 sócios contribuído com vinte dólares para a aquisição daquele terreno com 49 acres e que hoje vale alguns milhões (não sabemos bem mas segundo os entendidos afirmam oscilar  na casa dos 4 ou 5 milhões), todos os anos confraternizam nesta data milhares de nossos compatriotas muitos deles ficando acampados naquele fim de semana dado que aquela propriedade rural tem centenas de árvores de grande porte, sanitários, cozinha, dezenas de mesas e grelhadores, dois dos quais de grandes dimensões onde são preparados as famosas espetadas à moda da Madeira.

Ofertas

Tem também um campo de futebol, uma capela para oração, um larga pista de dança coberta e um refeitório e bar também coberto além de barracas permanentes onde são preparados o "pão do caco", regional daquela ilha e bem saboroso, e as não menos apetitosas "malassadas".

Ofertas

Com todas estas comodidades não nos espanta que todas as festas ali organizadas, mais concretamente esta em honra da sua padroeira, seja uma atração para muito povo.

Na coleta de donativos tinha músicos

Pelo que temos observado, ao longos destes últimos anos, nunca ali se concentram menos de cinco mil e no presente momento pudemos afirmar que ultrapassou bem este número, bem como pelas informações do seu presidente Salomé Gonçalves, que afirmou possivelmente estar muito perto de dez mil visitantes ali se concentrados.

A colcha já com alguns donativos

No sábado teve pelas 18 horas a cerimónia religiosa da oração do terço, na capela, pelo diácono Carlos Nogueira e muitos fiéis, seguido duma procissão de velas onde muitos fiéis, centenas, se juntaram ao andor que transportava a imagem de Nossa Senhora de Fátima e que percorreu parte daquele parque paradisíaco.

Defronte da capela

Houve também, pelo meio da tarde de sábado, o cotejo chamado de "Romagem", com membros do rancho folclórico, músicos e outros elementos daquela reputada casa regional que deixaram aqueles objetos ofertados numa casa, ali edificada, de estilo arquitetónico da região (cremos da Vila de Santana), seguindo depois pelo parque para coleta de donativos que os presentes depositavam numa colcha aberta que acompanhava este grupo.

As assadeiras ou Grills

Finalmente foi a vez da tão esperada festa no recinto de dança que encheu bem com centenas de pares que ali se "abanavam" ao som de boa musica executada pelo conjunto "Unique Touch" e pelos artistas Décio Gonçalves, Tony Ferreira e pelo jovem Mitch X, que foi um coqueluche para a gente nova. A terminar a noite de sábado atuou um artista vindo diretamente da Madeira, João Quintino.

Durante a procissão que percorreu parcialmente o parque

O trabalho de MC (Mestre-de-Cerimónias) esteve ao cuidado do diretor Jorge Carvalho, um bem conhecido artista da comunidade portuguesa e lider do conjunto musical "Sangue Lusitano".

O presidente, Salomé Gonçalves, salgando a carne das espetadas

No domingo deu-se continuidade aos festejos, igualmente com aquele parque lotado com milhares de pessoas tendo sido celebrada uma missa campal, junto da capela, seguido de musica pelo conjunto "Unique Touch", os artistas Décio Gonçalves e João Quintino além dum concerto pela Banda Lira de Brampton, bem a gosto dos apreciadores desta cultura de filarmónicas e da exibição do Racho Folclórico da Casa da Madeira nos seus vistosos trajes interpretando danças bem populares daquela região de Portugal.

Não tenhamos duvida destas festividades em honra da padroeira da Ilha da Madeira, a Nossa Senhora do Monte, é o maior evento ao ar livre da nossa comunidade pelo elevado número de participantes e também ao sector de entretenimento, continuo e animado.

Está de parabéns ao executivo da Casa da Madeira e a todos os seus voluntários que levam meses na preparação desta festa que é comemorada sempre nesta grandiosidade não só aqui como em toda a diáspora lusa onde estão inseridos madeirenses (Venezuela, África do Sul, Estados Unidos da América do Norte, Brasil e outros lugares). 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007